Entregas do ano marcam Sessão Plenária do Crea-SP

Última reunião de 2024 teve foco em resultados

A proposta do ‘Por dentro do Crea-SP’, programa de Estágio Visita do Conselho, é fazer com que estudantes e recém-formados conheçam mais da autarquia que farão parte ao se tornar profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. Parte dessa imersão acontece ao acompanhar a sessão plenária, realizada na quinta-feira (5/12).

Representando os participantes, Maria Amália Zanetti, formanda em Engenharia Civil pela Universidade Santa Cecília (UniSanta), relembrou os desafios de aliar a jornada acadêmica às obrigações e responsabilidades da vida adulta. “Com 15 anos, saí de casa para ir atrás da minha carreira na natação. Ao me formar no ensino médio, comecei a estudar Educação Física, porque era a oportunidade que eu tinha de seguir como atleta de alto rendimento, pois sabemos que, no Brasil, é muito difícil viver do esporte. Mas o meu sonho era a Engenharia”, relatou a jovem. “Aos 20, me mudei para Santos, para estudar na UniSanta, onde pude conciliar a faculdade com os treinos”, disse Maria.

Além de recepcionar os futuros profissionais da área tecnológica, a última plenária do ano também foi palco para a despedida dos conselheiros que encerram seus mandatos em 2024. A Eng. Fabiana Albano, diretora de Relações Institucionais, está entre os que fizeram sua última sessão no cargo. “Passamos pelo Conselho, mas o Crea-SP continua. Aprendi muito com cada um e se cheguei à honra que é estar na Diretoria é porque confiaram em mim. Espero todos vocês, a partir do ano que vem, no Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape)”, afirmou.

No primeiro ano de sua gestão, em que houve o aumento de 100% da presença feminina na Diretoria, a presidente Eng. Lígia Mackey destacou o papel que os conselheiros tiveram ao longo do período. “O empenho de vocês nos levou ao cumprimento da nossa meta pela valorização profissional, com as conquistas que protagonizamos em 2024. Por isso, manifesto, em nome da autarquia, nossa gratidão e digo que estaremos sempre de portas abertas”, declarou.

O Tecg. Pedro Alves de Souza Júnior, representante do Sindicato dos Tecnólogos no Estado São Paulo no plenário, acrescentou um agradecimento aos colaboradores “pelo suporte com que trataram as nossas demandas”, mencionou o conselheiro, que foi diretor de Relações Profissionais nos mandatos de 2022 e 2023, ao se despedir.

O clima de fim de ano ganhou força com a exibição dos resultados de 2024, em que se sobressaíram a otimização dos serviços prestados aos profissionais e a aproximação com os diferentes públicos, desde os estudantes, como feito com o Estágio Visita. O diretor administrativo Eng. Alceu Ferreira Alves apresentou ao plenário a nova forma de solicitar a Certidão de Acervo Técnica (CAT), uma das novidades recentes do Conselho que se deu a partir da integração de plataformas e digitalização de procedimentos.

“Antes, para o processo de análise de uma CAT, eram utilizados de dois a três sistemas e, agora, basta um. Isso facilita o serviço e traz mais eficiência e qualidade para as nossas entregas. A redução no tempo de emissão foi de 88%”, pontuou. A ferramenta ainda está em fase experimental, mas já possibilitou um ganho de 100% no atendimento de protocolos.

Outro tipo de reconhecimento também marcou a reunião, com as homenagens às entidades de classe aniversariantes: Associação Cosmopolense dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (ACENA), pelos seus 25 anos, e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP), pelos 60 anos de atuação. “É com muita satisfação que venho até a plenária do Crea-SP em nome da minha associação”, comentou o presidente da ACENA, Eng. Leandro Ricardo Zanelato. “Me sinto muito honrada e grata àqueles que vieram antes de mim e escreveram essa história. Que possamos continuar juntos desenvolvendo e protegendo a sociedade”, complementou, por sua vez, a Eng. Tatiane Elaine Zani Bistafa, presidente da AEAP.

Já o vice-presidente do Conselho, Eng. Luis Chorilli Neto, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelas associações nos municípios, sendo muitas vezes o primeiro ponto de contato entre os profissionais e o Sistema Confea/Crea e Mútua. “Precisamos sempre enaltecer a contribuição histórica das entidades de classe na relação com a área tecnológica e com a sociedade. São vocês, que estão na ponta, que trazem as profissões para mais perto do Crea-SP. Hoje é um dia de muita emoção, especialmente, por já ter exercido a função de presidente da AEAP e guardar uma consideração enorme por todo esse legado”, disse.

O último encontro de conselheiros deste ano serviu ainda para o lançamento da 14ª edição da Revista CREA São Paulo, em suas versões digital e impressa. O conteúdo tecnocientífico segue abordando temas relevantes para as profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, e que estão em debate no momento, como segurança hídrica, soluções sustentáveis e profissões do futuro. A leitura pode ser feita aqui.

Finalizando o dia, um reforço aos convites para os próximos eventos. “Semana que vem, no dia 10/12, contaremos com uma programação especial do Programa Mulher, e, na outra, para o dia 17/12, a inauguração de mais um coworking, agora em Ribeirão Pires”, concluiu Lígia ao detalhar a agenda do Conselho.

Fonte: Crea-SP
Compartilhe

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.