História

Fundada em 02 de fevereiro de 1960, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC foi a primeira entidade de classe criada na região metropolitana de São Paulo em uma época de muitas repressões políticas no Brasil, mas também de franco crescimento das indústrias do ABC Paulista.

A necessidade de convergência entre engenheiros das prefeituras e profissionais das indústrias e construção civil fizeram com que um grupo de oito fundadores (ligados a grandes indústrias como Rhodia, GM, ZF, Pretoquímica) criassem a primeira reunião para defender os interesses da classe. O encontro aconteceu na Rua Dona Carlota, primeira sede da entidade, localizada na cidade de Santo André. Nascia assim a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC.

A mudança para a rua Albertina, 53, atual sede, aconteceu em 1962. O grupo formado por Dino Vezzá (eng. da Prefeitura de SA), Jordão Vechiatti, Conrado Corazza (ex-vereador de São Bernardo) em companhia de outros 200 outros profissionais, negociou diretamente com Francisco Cuoco, loteador da área hoje conhecida como Vila Pires, a chácara onde hoje se localiza a AEAABC. São 9 mil metros quadrados em pleno coração da cidade de Santo André.

Desde então, importantes nomes dos setores de engenharia e arquitetura fizeram parte de seu crescimento. Salvador Arena (fundador da Termomecanica) , Ângelo Pelegrino (ex-prefeito de São Caetano), Nelson Maritinho dos Santos (Rhodia) e Nelson Tadeu P. Pereira (Rhodia) são algumas das personalidades presentes em seu hall de eméritos e colaboradores.

HISTÓRIA:
Foto da posse do primeiro mandato como Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC (Clube de Engenharia) !!!
Biênio 1987/1988 de Luiz Augusto Moretti

Nova diretoria no Clube de Engenharia
O Clube de Engenharia do ABC está de nova diretoria para a gestão 87/88. A cerimônia de posse aconteceu no último dia 6, na sede do clube, quando discursaram o ex-presidente Geraldo Camargo Demétrio ( Zebú) e o futuro presidente Luis Augusto Moretti, que falou sobre as metas que pretende encarar durante a sua gestão. A nova equipe, que está sendo formada por Moretti, conta, entre outros, com: Fernando Bandini como vice; José Carlos Correa, primeiro-secretário; Carlos Alberto Ziancagli (Carlinhos), diretor de Esportes; e Juvenal Francisco Cianfarelli, primeiro-tesoureiro. No comando da parte social: Adolfo Souza Costa Júnior (Capota), Celso Assunção Ferreira Sampaio (Celcinho Sampaio), Valdemar Henrique Tirone (Dêma) e Jorge Olavo dos Santos Bomfim. Após a cerimônia, os convidados participaram de um coquetel e almoço comemorativo do evento.