Cerimônia de Láurea ao Mérito reconheceu também pós-graduação da UniSanta
Na programação da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), um momento em especial era aguardado por profissionais, seus familiares e amigos. Tratava-se da cerimônia de Láurea ao Mérito, ocasião de reconhecimento a pessoas físicas e jurídicas de destacada atuação na área tecnológica.
De São Paulo, foram indicados e laureados o Eng. Minas Homero Delboni Júnior e o Eng. Agr. Bernardo Van Raij (in memoriam). Entre as instituições de ensino paulistas, a Universidade Santa Cecília (UniSanta) recebeu Menção Honrosa.
“É uma emoção grande e uma honra imensa ser galardoado. Foi uma surpresa ter sido indicado e escolhido porque o Brasil é pródigo de engenheiros brilhantes. Sei que a escolha foi difícil e, por isso, me sinto feliz e satisfeito”, afirmou Homero, que recebeu a Medalha do Mérito. Ele é mestre em Engenharia Mineral, Ph.D. in Minerals Processing, docente e pesquisador do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo (PMI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) e consultor independente em Metalurgia, tendo mais de 160 trabalhos publicados em revistas especializadas, congressos internacionais e nacionais na área de beneficiamento de minérios.
O sentimento foi partilhado pelo Eng. Christiaan Van Raij, filho de Bernardo, agora inscrito no Livro do Mérito. “Não esperava. O primeiro contato foi em fevereiro e foi muito legal. Não participava do dia a dia da profissão do meu pai, mas conheço os amigos dele e os colegas de trabalho do IAC [Instituto Agronômico de Campinas]. Meu pai era uma pessoa diferente, mas a ficha só cai mesmo quando você recebe a homenagem. Ver que ele foi escolhido entre tantos profissionais de primeira linha é motivo de orgulho”, comentou Christiaan, que é engenheiro mecânico.
Bernardo era natural de Ponta Grossa (PR), mas trabalhou grande parte de sua vida em Campinas, onde faleceu aos 85 anos, em 2023. Especialista em química e fertilidade do solo, nutrição de plantas e adubação de culturas, o pesquisador está entre os mais influentes no universo de solos agrícolas, tanto para o Brasil quanto internacionalmente, responsável por desenvolver métodos de análise de nutrientes de solo e cultivares.
Coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-SP, a Eng. Agr. Gisele Herbst Vazquez falou um pouco mais sobre a trajetória de Bernardo. “Ele foi o maior expoente do país. Todas as escolas de Agronomia, principalmente as do estado de São Paulo, usam o material que ele desenvolveu em termos de recomendação de adubação . Um manual que, utilizando as fórmulas, torna possível calcular o quanto uma cultura necessita para que atinja o máximo de produtividade”, enfatizou Gisele.
Representando a UniSanta, os diretores da instituição de ensino Prof. Dr. Eng. Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo e Prof. Eng. Antonio de Salles Penteado falaram da sinergia com outro marco histórico importante que a universidade vive, os 50 anos da sua primeira pós-graduação. “É uma situação bastante especial porque representa o reconhecimento do Jubileu de Ouro da pós em Engenharia de Segurança do Trabalho”.
A primeira turma foi lançada em 1975, da qual Antonio fez parte. “É um sinal de vitória em poder colaborar [com a sociedade] como engenheiro e engenheiro de segurança do trabalho”, destacou.
“Estou na UniSanta há 30 anos. Fui discente e, hoje, sou docente. O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é um dos mais tradicionais, então é a validação de um trabalho árduo feito na Universidade e também uma satisfação dupla por estar no Crea-SP e poder promover essa aproximação e valorização profissional”, pontuou o Eng. Ricardo de Deus Carvalhal, diretor administrativo adjunto do Conselho e conselheiro, no plenário, pela UniSanta.
Antes de seguir para o Confea, a escolha dos profissionais e da instituição de ensino se deu no Crea-SP, com atuação das Câmaras Especializadas das modalidades representadas. Uma iniciativa que é aprovada pelo plenário e depois encaminhada para o Conselho Federal. “Foi um trabalho muito honroso para nós em função de ter os três indicados aceitos”, finalizou o Eng. Edmo José Stahl Cardoso, integrante da Comissão Especial do Mérito de SP e conselheiro pela Associação de Arquitetos, Engenheiros e Agrônomos de Artur Nogueira.
O Livro do Mérito, com mais detalhes sobre a jornada dos homenageados, está disponível para leitura no site do Confea.