A 4ª edição do ano reúne 90 alunos da área tecnológica para uma imersão no Crea-SP
Conhecer as funções da autarquia, entender o trabalho de fiscalização do exercício profissional da área tecnológica e garantir a segurança da população são os objetivos do Estágio Visita: Por Dentro do Crea-SP, que começou na segunda-feira (16/09) e seguiu com uma intensa programação até quinta-feira (19/09). São 90 alunos e recém-formados dos cursos de Engenharia, Agronomia, Geociências, Designer de Interiores e Tecnologia de todo o estado de São Paulo que participam da 4ª edição do programa.
“Quando me formei, não tive essa oportunidade, então a dica que dou é agarrar essa chance e aproveitar ao máximo, já que vocês estão um passo à frente dos demais futuros profissionais. Essa é a oportunidade de conhecer o Conselho, entender sua importância e o papel que ele desempenha na vida de cada um de vocês”, disse a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, ao recepcionar a turma.
Na abertura do programa, os estudantes assistiram a uma apresentação do presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, sobre carreiras, o perfil dos profissionais da geração Z e as habilidades do futuro para o desenvolvimento profissional, como proatividade, pensamento analítico, resiliência, flexibilidade, inteligência emocional e trabalho em equipe. “O mercado quer ver as coisas acontecendo e os problemas sendo resolvidos. Vocês precisam se desenvolver e entender que o processo de aprendizado é contínuo”, destacou Marchese.
Já o Eng. Alexander Ramos, coordenador da Comissão de Relações Públicas (CRP) do Crea-SP, deu uma verdadeira aula sobre as funcionalidades da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), da Certidão de Acervo Técnico (CAT) e a importância da fiscalização para o exercício da profissão. Durante a conversa, foram abordados diferentes assuntos, desde os procedimentos administrativos até os documentos necessários para o trabalho de fiscalização nas ruas.
Além disso, todos acompanharam apresentações das Superintendências de Colegiados (SUPCOL) e de Fiscalização (SUPFIS), com a presença da gerente de Apoio ao Colegiado, Arq. Urb. Dinah Sayuri Iwamizu, e do gerente regional, Eng. Kledson Cézar dos Santos Turra. Os profissionais explicaram as principais funções e o impacto dessas atividades na sociedade.
A identificação dos alunos foi realizada com crachás coloridos, de acordo com seus cursos, definindo os grupos que permanecerão juntos ao longo da semana. Essa divisão também foi necessária para uma atividade liderada por Ramos. Seguindo essa estrutura, as turmas se tornaram, por um momento, Câmaras Especializadas e elegeram seus coordenadores, assim como acontece com os conselheiros. “Fiquei surpresa e apreensiva com a escolha porque sou um pouco tímida. Achei a dinâmica ótima para desenvolvermos habilidades de falar e articular com outras pessoas”, disse a estudante de Engenharia de Produção da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação Campinas (Esamc Campinas), Ana Caroline da Silva, ao ser escolhida como líder de seu grupo. “Estou com grandes expectativas para continuar conhecendo novas pessoas e participando de todas as atividades do Crea-SP”, acrescentou.
Nicolly Serejo, estudante de Engenharia da Computação das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), também compartilhou suas primeiras impressões. “Estou gostando muito. É uma excelente oportunidade para fazer networking e desenvolver minhas habilidades, especialmente com as visitas que faremos nos próximos dias”, afirmou. Para Olivia Mascherini Fioranelli, estudante de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o evento tem sido uma forma de autoconhecimento. “Foi muito gratificante conhecer mais sobre o Crea-SP e espero conseguir me conectar e aprender ainda mais com essa experiência”, completou.
Clique AQUI para ver mais fotos