Debate sobre os caminhos do desenvolvimento sustentável para o Grande ABC.
O futuro resiliente e sustentável do ABC passa a fazer parte da agenda regional. O agravamento do cenário ambiental, causado pelas mudanças climáticas no planeta, requer a atenção redobrada sobre os reflexos desta preocupante situação. Essa é a ideia do projeto “ABC: Para onde vamos?”, lançado em março deste ano em Santo André.
O projeto, que tem a participação da Associação dos Engenheiros e Agrônomos do ABC, além da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, do Consórcio Intermunicipal do ABC e de outras entidades, debaterá sobre possíveis soluções, desafios e oportunidades para a resiliência local na região, focado nas questões relacionadas ao desenvolvimento econômico sustentável e a situação atual dos mananciais, como a da quase centenária Represa Billings; do manejo adequado dos resíduos sólidos, a mobilidade urbana, inovação produtiva e transição energética, através de exposições de especialistas nestes temas e o debate em grupos temáticos.
Nesta sexta-feira, 17 de maio, acontecerá a reunião regional no auditório do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC onde será assinado o termo de cooperação entre a Agência de Desenvolvimento Grande ABC, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul e o projeto internacional Fortalecimento das Capacidades para a Resiliência