Profissionais de todo o Brasil em Gramado para o 78º SOEA

Abertura da SOEA reuniu cerca de 5 mil pessoas no Rio Grande do Sul

Do Norte ao Centro-Oeste, do Nordeste ao Sudeste, profissionais da área tecnológica saíram de todos os lugares do País para reunirem-se em Gramado, no Rio Grande do Sul, para a 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA). A abertura aconteceu nesta terça-feira (8/08) no Serra Park com a presença de cerca de 5 mil pessoas, que acompanharam a solenidade no auditório Farroupilha. Realizada desde 1940, a SOEA é o maior e mais importante evento do Sistema Confea/Crea e Mútua.


Anfitriã, a presidente do Crea-RS, Eng. Nancy Walter, recepcionou os presentes destacando que após 10 anos, o Estado volta a receber a SOEA. “Tradição e inovação entram em campo e se materializam sob os olhares de todos vocês. Criamos um verdadeiro celeiro de tecnologia ao reunir os profissionais para debater o que há de mais moderno no País”, pontuou.

Para o presidente do Conselho paulista, Eng. Vinicius Marchese, a ocasião oportuniza uma maior integração entre os Creas e os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências. “Estamos aqui para compartilhar conhecimento e experiências. São mais de 120 temas em paineis que contam com renomados especialistas e tratam de assuntos que permeiam a área tecnológica, como metaverso, descarbonização, transição energética, cidades inteligentes etc. Dessa forma, contribuímos para a capacitação dos profissionais ao trazer conteúdo de alta qualidade e relevância, não só para a área tecnológica, mas para a sociedade como um todo”, disse.

Além dos paineis, que propõem debates urgentes, caso do impacto das mudanças climáticas e o papel das profissões, a SOEA foi organizada seguindo diretrizes sustentáveis, ressaltou a presidente do Crea-RS. A gestão de resíduos e reaproveitamento de itens de decoração e iluminação da edição anterior, estão entre as ações implementadas para reduzir o impacto do evento.

Coordenador do Colégio de Presidentes, o presidente do Crea-PI, Eng. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, destacou que as discussões trazidas pela SOEA devem respaldar a atuação dos profissionais em seus Estados. “Isso é um reflexo de uma gestão em que os 27 presidentes de Crea estão preocupados com esse distanciamento do profissional em relação ao Conselho. Por isso, estamos empenhados em buscar uma melhor comunicação e trazê-los para dentro do Sistema”, ressaltou.

Ilustre presença internacional, o presidente da Federação Mundial das Associações Profissionais de Engenharia (WFEO), Eng. José Vieira, foi homenageado na solenidade, em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados em nível mundial, especialmente sobre a mobilidade profissional existente entre Brasil e Portugal. “É uma honra e imenso prazer estar aqui para discutir problemas e encontrar soluções, cientes de que dessa forma também contribuímos com o desenvolvimento sustentável em escala global”, afirmou.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Adm. Augusto Nardes, apresentou projeto de governança organizacional em infraestrutura para chegar ao desenvolvimento sustentável no Brasil. Na sequência, o presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, agradeceu o empenho do ministro. “Trabalharemos juntos por essa rede de governança e discutiremos a infraestrutura não só no Brasil, mas na América Latina”, complementou.

Para finalizar, o presidente do Confea fez um breve balanço sobre a gestão do Sistema, destacando ações de capacitação para os Creas, com temas voltados à comunicação, assessoria jurídica, atendimento, entre outros. Joel Krüger também apontou para a força da área tecnológica que agora conta com uma Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea. “Temos o apoio de 218 deputados e 22 senadores, o que representa 40% do Congresso Nacional. Temos uma força muito grande e queremos discutir grandes projetos que são de interesse das nossas profissões. Seguimos trabalhando pela nossa soberania nacional e tecnológica, trazendo a inovação e a tecnologia, com um olhar diferenciado para os profissionais”, concluiu.

Fonte: Crea-SP
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.