Dobro de alunos, novas interações

2ª etapa do estágio visita no Crea-SP acontece nesta semana

O sucesso do Por dentro do Crea-SP, programa de estágio visita do Conselho, não parou na primeira rodada. Esta semana, entre os dias 15 e 18 de maio, acontece a segunda etapa de imersão no Crea-SP, e desta vez são 80 participantes selecionados dos cursos de graduação de Engenharia, Agronomia e Geociências de instituições de ensino registradas no Crea-SP, o dobro do volume da edição anterior. São universitários de todo o Estado que se reúnem em uma programação para entender todo o trabalho que existe por trás dos serviços oferecidos à área tecnológica.

“O objetivo é mostrar o Conselho e como atuamos para os profissionais e futuros profissionais. Por isso é tão importante tê-los aqui. Afinal, o nosso ecossistema também é formado por vocês”, afirmou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, ao receber os estagiários visitantes.

A integração não fica apenas por conta da imersão. Os alunos escolhidos para o Por dentro do Crea-SP são das diferentes modalidades abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, o que estimula a multidisciplinaridade. “O mercado precisa muito disso, de pessoas que vão atrás desse conhecimento e que proponham mudanças e melhorias a partir de visões diversas para resolver problemas”, defendeu Marchese.

Para promover times multidisciplinares, uma integração foi proposta logo na chegada. Os estudantes receberam crachás de identificação coloridos que definiram os grupos aos quais pertencerão ao longo da semana. “Faço Geografia, diferente dos colegas engenheiros, e vejo isso como uma inclusão porque é um curso que estuda um pouco de tudo e tem tudo a ver com essa iniciativa do Crea-SP”, contou Josiane Gomes, 22 anos, aluna da Universidade de São Paulo (USP).

Mas antes mesmo de se dividirem entre si, eles puderam interagir por meio de uma tecnologia de perguntas e respostas em uma dinâmica que testou o conhecimento de todos sobre a principal função do Crea-SP, o que é preciso para se destacar no mercado e outros pontos desvendados no programa. “Acho que sou o mais velho aqui do pessoal e vi o estágio visita como uma oportunidade de conhecer de perto o Conselho e a área que farei parte depois de formado”, disse Paulo Sérgio Fumes, 58, graduando de Engenharia da Computação pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

O futuro da área tecnológica

Ansiosos para ingressar no mercado de trabalho, os universitários acompanharam apresentações da Comissão de Relações Públicas (CRP), diretorias de Entidades de Classe e Educação e superintendências de Colegiados (SUPCOL) e Fiscalização (SUPFIS), que mostraram a eles o suporte técnico e operacional existente no Conselho para dar vida aos serviços que facilitam o dia a dia das profissões e promovem o desenvolvimento e a valorização da área tecnológica.

“Planejamos e desenvolvemos campanhas de esclarecimento em iniciativas para vocês, desde a graduação à suas atuações enquanto profissionais, seja nas universidades, nas associações ou no próprio Crea-SP”, pontuou a Eng. Marília Gregolin, membro da CRP.

Encerrando o ciclo de palestras, a convidada Eng. Maria Constantino trouxe a temática de sustentabilidade para instigar os visitantes sobre a necessidade do preparo e capacitação para o futuro. “O Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas de lixo e recicla apenas 3% disso, enquanto existem países como a Suécia que importam lixo para gerar energia. Ou seja, precisamos pensar em tecnologias mais limpas e sustentáveis. Podemos inovar e desenvolver e existe muito potencial para isso”, finalizou.

A programação do Por dentro do Crea-SP continua. Nos próximos dias, os participantes visitam entidades de classe, acompanham a fiscalização e conhecem os conselheiros que compõem as Câmaras Especializadas de suas modalidades, simulando a apuração do exercício profissional e a tramitação de processos. Acompanhe página oficial do Crea-SP no Instagram.

Fonte: Crea-SP
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.