Área tecnológica e o desenvolvimento nacional

Conheça as propostas deliberadas no 11º Congresso Nacional de Profissionais

Foram meses de discussões nas etapas regionais até a sistematização de 59 propostas, das 356 aprovadas, para o 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que aconteceu em Goiânia, de 07 a 08 de outubro. Profissionais da área tecnológica de todo o País reuniram-se para debater o processo de desenvolvimento nacional com políticas públicas voltadas às Engenharias, Agronomia e  Geociências – tema desta edição do encontro. Após análise e votação por Grupos de Trabalho (GTs), foram deliberadas 48 propostas pelos 512 delegados eleitos do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Entre os temas tratados na plenária final, estão o acompanhamento e monitoramento da conclusão de obras públicas paralisadas ou inacabadas, reestruturação da malha rodoviária federal, e integração de informações para fiscalização dos Creas. “Avançamos em temas que são importantes para toda a sociedade. Ao se dividir os eixos em Inovação Tecnológica, Infraestrutura, e Atuação Profissional, o Congresso conseguiu trazer os pontos mais urgentes para os profissionais e para a sociedade. Agora, temos uma visão apurada das necessidades de todo o País, com isso, unificamos nossas forças, afinal, somos 1 milhão de profissionais no Brasil, mais de 350 mil só no Estado de São Paulo”, ressaltou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.

Além de colaborar com a participação ativa dos profissionais paulistas na discussão e elaboração das propostas, o Crea-SP teve papel importante no CNP com a coordenação de um dos GTs, sob a responsabilidade do conselheiro, Eng. Alexander Ramos. “O balanço é completamente positivo. Todos os profissionais presentes participaram ativamente, empenhados e comprometidos com o CNP, para avançar no progresso das legislações que vão favorecer toda a sociedade brasileira”, observou o conselheiro que foi o coordenador da Comissão Organizadora (COR) em São Paulo.

Os resultados do 11º CNP constarão em relatório que o Confea emitirá às Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas para que as propostas sejam tópico permanente nesses fóruns. “Agora que foram aprovadas, cabe à alta direção nacional pautar essas propostas em plenária com os conselheiros federais. Para cada proposta será feita uma tratativa interna, por exemplo, algumas serão transformadas em projeto de Lei com encaminhamento via assessoria parlamentar, outras serão atendidas por resolução do Confea”, explicou Alexander.

Para conhecer as propostas na íntegra, acesse este link.

Os assuntos nacionais tratados e os compromissos assumidos demonstram como as Engenharias, Agronomia e Geociências podem contribuir para o desenvolvimento nacional. Por isso, os participantes do Congresso registraram os pontos principais na Carta Declaratória de Goiânia, aprovada por unanimidade. O documento traz as diretrizes que pautarão os trabalhos do Conselho Profissional no próximo triênio. Confira aqui: https://www.confea.org.br/midias/carta11cnp-goiania.pdf

Fonte: Crea-SP
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.