Profissionais escolhem propostas do Estado

Congresso Estadual define representação de São Paulo para etapa nacional

Após uma série de encontros regionais, que envolveram profissionais em todo o território paulista, o Crea-SP convida engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), em Serra Negra, no próximo dia 27. Neste momento, serão sistematizadas as melhores propostas desenvolvidas ao longo dos últimos meses nas etapas regionais e eleitos os delegados que representarão o estado de São Paulo no Congresso Nacional de Profissionais, que acontece em outubro, na cidade de Goiânia. As inscrições estão abertas em creasp.org.br/cep/2022.

A cada três anos, o Confea unifica o diálogo entre os 27 Creas que compõem o sistema. Para este ano, na 11ª edição, o tema é “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, divido em três eixos: inovação tecnológica, infraestrutura e atuação profissional. Em São Paulo, foram seis etapas (Mogi das Cruzes, Ourinhos, Catanduva, Piracicaba, Campinas e Araçatuba) que somaram mais de 100 propostas.

“São Paulo é o principal polo econômico do País, com geração de trabalho e renda que mobiliza pessoas de todas as regiões brasileiras. Um terreno fértil para o surgimento de soluções para o progresso e a qualidade de vida”, argumenta a vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey. “Buscamos então compartilhar experiências das diferentes áreas abrangidas pelo Conselho para que possamos encontrar juntos as respostas que a sociedade e o mercado precisam”, completa.

A base para todo esse debate tem como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil (EFD) e o Relatório da Engenharia para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Agora, durante o Estadual de Serra Negra, serão sistematizadas 15 propostas para o 11º CNP, momento em que os Conselhos Regionais avaliam quais contribuições podem ser convertidas em projetos de lei e atualização de normas que visam não só o desenvolvimento da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, como também um futuro melhor para toda a população brasileira.

Por fim, além de estimular o compartilhamento de experiências, o Crea-SP também inspira solidariedade em uma iniciativa em parceria com a Prefeitura de Serra Negra para arrecadação de brinquedos novos ou em bom estado para crianças em situação de vulnerabilidade social do município. Os participantes interessados em doar devem levar os itens no dia do CEP.

Fonte: Crea-SP
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.