XIX Seminário Estadual de Fiscalização

Agentes fiscais e gestores participaram do evento

Mais importante reunião de fiscalização do exercício profissional do Sistema Confea/Crea, o Seminário Estadual de Fiscalização (SEFISC) integrou o Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, realizado em 18 e 19 de março no Parque Tecnológico São José dos Campos, primeira cidade do país a ser certificada pela ABNT (NBR ISO) como cidade inteligente.

Cerca de 120 agentes fiscais, 36 chefes e 10 gerentes da Superintendência de Fiscalização do Crea-SP (SUPFIS) participaram da programação no sábado, com palestras das 9h às 16h. “No SEFISC trazemos informações relevantes para o time sobre padronização de procedimentos. Além da atualização de informações, o encontro é primordial para a integração”, disse a superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Maria Edith dos Santos (abaixo).

O primeiro workshop teve como tema “Governança e Processos Digitais”.  A apresentação começou com o agente fiscal José Ribeiro de Abreu Filho e continuou com o Eng. André Luiz de Campos Pinheiro, da Gerência de Apoio aos Colegiados 2. Ambos orientaram os presentes sobre como utilizar melhor o sistema de governança administrativa do Crea-SP, o GOVADM, que tem como objetivos principais: aumento da segurança da informação, manutenção do rito processual, padronização dos fluxos, rastreabilidade dos dados e mais transparência.

Em dezembro de 2021, o Crea-SP iniciou a tramitação digital de processos, o que terá reflexos muito positivos na atividade dos fiscais e dos conselheiros. O Eng. Gumercindo Ferreira da Silva, superintendente dos Colegiados do Crea-SP, encerrou o workshop enfatizando a importância da governança e dos processos digitais. “É uma mudança cultural e um passo muito grande na evolução da transformação digital do Conselho. Todos nós só temos a ganhar, pois o objetivo é ganhar mais celeridade”, afirmou.

Maria Edith dos Santos ainda reforçou a agilidade que a tramitação digital dos processos imprimiu às operações. “Desde que iniciamos os processos digitais, já temos quase seis mil processos eletrônicos abertos. O que demorava 30 dias chega em minutos. Para nós é um ganho enorme.”

Na sequência, o chefe de Equipe de Transformação Digital do Crea-SP, Eng. Bruno Ranieri, apresentou o “Planejamento Estratégico da Fiscalização”, desenvolvido com base em cinco pilares estratégicos: comunicação, infraestrutura, processos, tecnologia e pessoas. “A transformação digital é sobre pessoas. Desde o início procuramos escutá-las. Entender quais são os seus problemas para resolvê-los é um dos principais pilares da transformação”, observou, lembrando que o objetivo do GOVADM é reduzir o trabalho manual para que os agentes fiscais consigam passar mais tempo nas ruas, em fiscalização, do que nos escritórios. Ranieri lembrou a importância dos encontros do Colégio Regional de Inspetores, eventos em que foram coletadas informações que contribuirão muito para a fiscalização.

Aplicativo de fiscalização

Na parte da tarde, a analista de desenvolvimento Marli Massuda, da Gerência de Projetos e Inovação do Crea-SP, apresentou o FISCALiza, aplicativo de Fiscalização Móvel. O objetivo do app é agilizar e simplificar o trabalho em campo. “O aplicativo traz ainda mais eficiência à fiscalização, com economia de recursos, agilidade nos processos e padronização”, explicou Marli, lembrando que o FISCALiza foi desenvolvido pela equipe da Superintendência de Tecnologia e Inovação (SUPTEC) com a participação da equipe da SUPFIS, sendo totalmente integrado ao módulo de fiscalização CreaNet e aos principais sistemas do Crea-SP.

Desde setembro de 2021, o projeto vem sendo entregue em fases. Cada fase gera benefícios imediatos. O aplicativo permite consultar as bases de dados do Crea-SP, anexar imagens e documentos. As próximas etapas incluirão a inserção de dados nas ordens de serviço e o preenchimento de formulários eletrônicos, eliminando o uso do papel.  “Conforme os fiscais utilizam, nos enviam feedbacks e vamos ajustando o aplicativo. Eles já reconhecem os benefícios da nova tecnologia. Chegaremos a um momento em que o agente fiscal não terá mais que ir para a unidade, pois tudo estará na nuvem”, completou a Eng. Maria Edith dos Santos.

Concluindo a programação de palestras, a DPO (Data Protection Office) do Crea-SP, a Cientista da Computação Adriana Bastos Leme (foto acima) conduziu a apresentação “LGPD voltada à fiscalização” sobre a adequação da Lei Geral de Proteção de Dados na SUPFIS. A LGPD entrou em vigor em setembro de 2020 – com sanções aplicáveis a partir de agosto de 2021 – e é uma realidade no Conselho, que estruturou os procedimentos internos para atender à Lei.

A superintendente de Fiscalização do Crea-SP encerrou o SEFISC ressaltando que, depois de atingir em 2021 a marca histórica de 292 mil ações fiscalizatórias, 45% a mais do que a meta de 200 mil estipulada, o desafio para 2022 é chegar a 400 mil ações. Para concluir a meta, a aposta é o mesmo modelo de atuação: colaboração, inteligência e tecnologia.

Fonte: Crea-SP
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.