Associação realiza curso online de Geração Fotovoltaica

Número de participantes mostra que o objetivo foi alcançado

Entre os dias 26 e 28 de março a AEAABC realizou um curso online ao vivo sobre Geração Fotovoltaica e Sustentabilidade. A princípio este curso, que teve apoio do CREA-SP, seria realizado de modo presencial na sede da entidade, no entanto, com as restrições causadas pela pandemia do Coronavírus, a associação, para não cancelar, resolveu mudar para o sistema de transmissão via internet ao vivo.

“Devido à importância do assunto que seria abordado no curso, nós resolvemos procurar uma plataforma para transmissão ao vivo para não cancelar”, disse Luiz Augusto Moretti, presidente da AEAABC. “Em dois dias e meio conseguimos ter quase 700 inscrições e, com isso, percebemos que foi uma ideia muito boa e todos aceitaram muito bem, pelos elogios que a gente tem recebido sinto que foi uma iniciativa positiva”, complementa.

O curso teve a abertura no dia 26 com Gisele Muzatio, que falou sobre a questão comercial da Geração Fotovoltaica. No dia 27 foi a vez do engenheiro Thiago Henrique A. Raimundo falar sobre a parte teórica e, no dia 28, ele continuou passando questões técnicas e práticas, inclusive passando exercícios para todos que acompanhavam o curso. A interação entre professor e alunos foi feita através de Chat onde todos podiam enviar perguntas ou fazer comentários sobre a aula.

Para Gisele Muzatio a iniciativa de transformar o curso para EAD foi uma decisão sábia. “Essa decisão demonstra flexibilidade nas ações, agilidade e comprometimento para com os inscritos. Imagino que não foi fácil a mudança de todo o projeto, contratação do novo serviço e plataforma”, disse a palestrante.

Apoio do CREA-SP – A iniciativa deste curso teve um grande apoio do CREA-SP que contribuiu em muito para a realização do mesmo. “O apoio do CREA foi de 100%, inclusive colocaram o anúncio do curso no site deles, e isso trouxe mais alunos do que esperávamos. Por isso agradecemos o superintendente de Gestão Estratégica, Daniel Montagnoli Robles, chefe da Unidade de Convênios, Jussara Anunciação Ralisse , da presidente em exercício, Lenita Secco Brandão, que, inclusive, gravou um vídeo pra gente e, agradecemos de modo especial o chefe da Unidade do Crea-SP em Santo André, Rubens Roque Moraes”, comenta Moretti.

Avaliação – Apesar de ser uma primeira experiência com curso neste formato organizado e pela AEAABC, o resultado final foi válido. Para Moretti a parte técnica foi ótima, pois o Engenheiro Thiago é conhecedor do assunto e trabalha com isso há muito tempo e, na questão comercial a Gisele mostrou porque a gente está mudando e indo para essa energia limpa.

“A plataforma utilizada para o curso foi uma alternativa de última hora, portanto tivemos algumas falhas, mas já estamos buscando novas alternativas para futuros cursos e, como o resultado foi bem positivo, pensamos em continuar com essa iniciativa, independente do Coronavírus”, relata o presidente da AEAABC.

Para Fernando Garup Dalbo, aluno que participou do curso, o curso foi muito bom. “Uma iniciativa excelente de realizar o treinamento no modelo EAD. Um desafio muito grande e superado pelo empenho e competência de todos os envolvidos. Foi um prazer participar deste treinamento e uma grande honra. Excelente treinamento. Parabéns a todos os envolvidos”, disse Fernando.

Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.